Nosso site

Acesse nosso site e tenha informações a respeito de aulas, test drives e kitetrips!
kitepoint.webs.com

domingo, 27 de setembro de 2009

Alguém ta entendendo ????

Hoje não tinha previsão nenhuma e até o meio dia estava exatamente como dito pelo indioguru ... mas eis que logo as 13 horas começou uma brisa de nordeste com 8 nós ... caí na água com o Torch 16 e a regateira e estava andando muito bem .... fiz uma hora de velejo +- até que o vento começou a aumentar consideravelmente.

O Luis Clementi estava na areia esperando para ver se ia ter aula e foi o tempo de sair, deixar o meu kite com o Marinão e entrar na ágau com ele. Vento aumentando durante a tarde, chegou nos 25 nós na rajada lá no meio... aula muito boa e mais um aluno andando.

Voltei para a areia e o Zezinho já me esperava. Kite 12 pro alto e lá fomos nós .... mais um que andou bem, até as 17:45.... o dia acabou com o vento diminuindo, mas com missão cumprida!!

Amanhã tem mais

Abs
Frid

sábado, 26 de setembro de 2009

Faliu geral

Hoje a previsão marcava muito vento, o dia amanheceu com muito vento, mas eis que na hora que ele virou pra leste ele parou geral ... um fiasco. Consegui dar 1 aula e meia e nada mais. Ficou todo mundo esperando o vento que não entrou ....
Todos desanimados, mas como dizem por ae, a esperança é a última que morre ...

Abs
Frid

Preparem os bolsos !!!

Hoje, sábado, o dia promete.... temos as 8 da manhã vento de nordeste, com uns 12 a 15 nós e a tend6encia é a virada mais para leste daqui a pouco. esse vento matutino não é comum aqui, então estamos na expectativa para ver o que vai rolar mesmo ....

Vou deixar uma apresentação dos equipamentos da Naish 2010 feitos pela Kiteboarding Magazine..

Primeiro as pranchas:



Os kites 2010:



E para finalizar, os Stand Ups:

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Nebuloso !!

Sabe aquele dia chuvoso, friorento, e com muito vento?
Foi hoje. Barequeçaba apresentou condições dificeis para o velejo. Cerca de 1 metrão de onda, vento muito de oeste em vez de sudoeste, com intensidade variando entre 18 a 23 nós bem rajado foram os ingredientes.
Chegamos na praia as 9:30 com o objetivo de ficar lá até a noite. Levamos até um isopor com uns sandubas e umas laricas. Caímos na água, mas como o vento estava rajado e em direção ruim, tava dificil se manter na onda.

Fizemos várias quedinhas até as 15 horas. Dae o vento deu um parada e a chuva veio com tudo. Esperamos meia hora e como nada mudou, resolvemos sair fora. Escrevo as 17 horas e com certeza o vento voltou, mas o animo para voltar não ....

Amanhã tem mais

Abs
Frid

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Fucking Seek!!

Se liga no Ruben nesse filminho ... e eu achando que tava me matando tentando o backloop kiteloop ... hahaha

Abs

Stormjees 3 : Ruben Lenten from SURFINGAREA.com on Vimeo.

Final de semana OFF, segunda IN

No final de semana tive casamento do Betão e da Marina e me estragieo todo. Domingo estava imprestável, sem condições de me mexer. O vento também não compareceu nesses dias, o que foi uma sorte.
Mas hoje ele veio com tudo. Velejo no Praião clássico com mais de 20 nós, começou cedo e foi até as 15:30. Dae parou e virou mais para o X+20. 17:30 ele parou de novo, e na sequencia voltou com tudo para o Praião.
nada para reclamar, ainda mais que a maré tav a perfeita no Praião, com pouca gente, perfeito para aquele treino animal.

Amanhã tem mais ?

Abs
Frid

sábado, 19 de setembro de 2009

Previsão ??

Sexta feira foi dia de boa previsão para o Praião. Só previsão, porque na verdade nada aconteceu por aqui ... ficou todo mundo esperando um vento que não veio. Pelo menos demos ótimas risadas na praia...
Sábadão tenho um casamento e não estarei trabalhando, mas domingo estaremos na área !!

Abs
Frid

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Mais um dia de lestinho

Hoje, de novo, tivemos um vento leste com fraca intensidade, variando entre 10 e 14 nós. Nada demais, mas com a maré cheia, o praião foi uma ótima pista de treinos para as regateiras. Fui pra água as 13 horas e sai da água as 16 horas.

Abs
Frid

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Velejo fraco de leste

Hoje acabou rolando um velejo com 10 a 12 nós com rajadas um pouco mais fortes na hora da maré cheia. Eu andei bem com a prancha de regata e kite 12, enquanto o Julio com o 16 também coneguiu andar um pouco com bidirecional. Já o Flávio com o 12 e bidirecional sofreu bastante ....

Amanhã parece que o vento vai estar um pouco melhor na hora da maré cheia ... é esperar pra ver!

Uma curiosidade: cheguei em casa e vi que um pedaço da mangueira que fica ao lado do KitePoint caiu no telhado da minha casa ... parece que não aconteceu nada, mas só amanhã quando o cara tirar ela vou ter certeza do tamanho do estrago ....

Abs
Frid

Porque o ano está tão ruim de vento

Tenho procurado saber porque esse ano estamos com ventos bem piores do que nos outros anos e acho que encontrei uma explicação: EL NINO

Pesquisando na internet descobri esse artigo, que explica até porque na região nordeste temos tido menos vento que o normal. Vamos ao texto:

O FENÔMENO “EL NIÑO”

Situação de Normalidade

Os ventos alísios de NE e SE sopram dos Trópicos para a ZCIT - zona de convergência intertropical - um anel de ar úmido que envolve a Terra próximo à linha do equador. A ZCIT oscila entre as latitudes 10º N e 5º S, região onde os ventos alísios se encontram. Esse fenômeno ( alísios / contra alísios ) é chamado “célula de HADLEY”. Os alísios são responsáveis pela renovação das águas superficiais do oceano. Encarregam-se de deslocar as águas, normalmente mais quentes, do Pacífico Central em direção ao Sul do Continente Asiático, abrindo caminho para que a corrente marítima fria e profunda que chega do Polo Sul, a Humboldt, venha à tona. Nos anos em que a situação está dentro dos padrões normais, os ventos alísios ajudam a manter essas águas quentes superficiais do Pacífico presas na região da Austrália e Indonésia. Nestas circunstâncias, o mar aquece o ar. Bombeando vapor para a atmosfera, o ar sobe, a umidade forma densas nuvens e fortes chuvas se precipitam sobre essa região, nas chamadas áreas de baixa pressão.

Livre dessa umidade o ar segue seu trajeto em direção às altas camadas da atmosfera, se resfria e desce sobre o oceano, nas proximidades das costas sul-americanas, criando uma área de altas pressões, onde as chuvas são raras. Dali ele é carregado próximo a superfície de volta à Indonésia, onde tudo começa de novo. Este deslocamento do ar das áreas de alta pressão para as de baixa pressão atmosférica sobre o Pacífico Equatorial é denominado “Célula de Walker”.

Situação de “EL NIÑO”:

Sabe-se que o “EL NIÑO” é um fenômeno climático que provoca modificações nos padrões climáticos de quase toda a Terra e se manifesta em ciclos de 2 a 7 anos, a partir do aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico, na altura da linha do equador terrestre.

Seu nome é uma referência ao “menino” Jesus porque a lâmina superficial da água aquecida, em geral, chega às costas do Peru na época do Natal.

O “EL NIÑO” começa a adquirir força em novembro ou dezembro e, geralmente, conclui sua atividade no meio do ano seguinte.

Com a manifestação do EL NIÑO muda todo o mecanismo de funcionamento do clima na região do Pacífico, com reflexos no resto do planeta. Os ventos alísios diminuem a sua intensidade. Sem a força desses ventos, a “bolsa” de água aquecida acumulada na superfície do Pacífico no SE da Ásia consegue se libertar, esparramando-se pelo Pacífico, ao longo da linha do Equador, até as costas do Peru. A água quente toma conta da superfície do oceano enquanto a corrente marítima fria (Humboldt) fica presa nas profundezas.

No seu deslocamento rumo à América do Sul, as águas quentes levam com elas o sistema climático da sua região de origem. As formações chuvosas da Indonésia são deslocadas para o meio do Pacífico, dando início a uma espécie de reação em cadeia que empurra todos os sistemas climáticos dos trópicos para leste.

Na Austrália, as áreas onde havia fartura de chuvas passam a ser castigadas pela seca, enquanto que as águas que deveriam estar caindo lá são despejadas no oceano, nas proximidades da Polinésia. Ao mesmo tempo, as chuvas que caiam próximo às costas Sul-americanas, invadem o continente e passam a cair no interior do Peru. O ar que sobe provocando as precipitações no Peru, vai descer seco justamente na região costeira do Nordeste Brasileiro, banindo as chuvas dali. Segundo hipótese que vem sendo estudada por cientistas de uma Universidade independente no Japão, os ventos carregados de umidade do Pacífico só conseguiram atravessar a Cordilheira dos Andes depois que a França realizou experiências nucleares na Oceania.

A explosão teria causado desmoronamento de uma montanha de gelo, permitindo assim a passagem desses ventos que, antes, eram barrados e dissipados pelos contrafortes dos Andes.

Outra influência provocada pelo “EL NIÑO”: o bloqueio das frentes frias no sul do continente sul-americano pelas “correntes-de-jato”. (*)

Durante o “EL NIÑO”, com as águas quentes tomando conta de toda a extensão do oceano Pacífico, na altura da linha do Equador e produzindo gigantescas massas de ar aquecido, o excesso de ar quente aumenta sua força. Além disso, as “correntes-de-jato” passam a funcionar como verdadeiras barreiras de ar, que também impedem que as frentes frias, carregadas de chuvas, sigam seu trajeto normal em direção ao norte. As chuvas que deveriam ser distribuídas ao longo da costa leste da América do Sul acabam caindo todas num só lugar, já que as frentes frias são barradas e estacionam sobre a região entre o Norte da Argentina e o Sul do Brasil.

(*) correntes-de-jato (jet-stream) = são correntes que circulam a mais ou menos 12 km de altitude entre as latitudes 40º e 60º de ambos os hemisférios, no sentido oeste/leste. Assemelham-se a um tubo de ventos com velocidade de 240km/h na parte central e 80km/h na periferia.

Essa é uma explicação plausivel... se alguém tem algum texto a respeito, me mande para publicarmos aqui no site.

Abs
Frid

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Como foi o final de semana ...

No sábado o dia foi morto, sem vento. No máximo uma brisa de nordeste que rolou bem a noitinha, mas sem velejo.

O domingo começou com vento sul, com uns 15 nós já as 9 da manhã. Montei o bote e fui pro POrto Grande dar aula. Consegui dar uma boa aula, mesmo com o vento mais fraco. Quando retornei para a praia, ele fraquejou demais e resolvemos abortar tudo ... assim que cheguei em casa o sul entorpu de novo e com mais força. Corre pro Porto Grande de novo e lá due pra ver que era um vento que tava trazendo as nuvens da frente ... ia durar pouco. Mesmo assim a galera do wind saiu ... dito e feito! 40 minutos e parou tudo.....

Hoje, segunda feira, o mau tempo se instalou e a nossa Maui Week está ameaçada.... tinha a previsão de 3 dias de leste, mas já tá sumindo... só nos resta rezar pra ela voltar!!!

Abs
Frid

Mais um filme do Ruben "Bizarro" Lenten... um dia eu mando um kiteloop desses nas alturas... e vcs me visitam no hospital !! hahaha



Ruben Lenten - Wijk aan Zee - 3 sept. 2009 from JePe on Vimeo.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Mais um dia de sul sudoeste

Ontem tivemos mais um dia de sul/sudoeste que rolou pela manhã com boa intensidade. Compromissos me fizeram perder esse vento, que acabou as 11:30 da manhã. Hoje cedo já temos vento sul aqui, ainda fraco, mas com perspectivas de aumentar a tarde. O windguru e o CPTEC mostram isso .. então estamos aguardando...

Saiu a nova The Kiteboarder.. é só clicar aqui e baixar!! É em PDF

E saiu também a KiteSpain.. clique aqui!! Essa é em Flash

Abs
Frid

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Bufa de sudoeste

Nessa segunda entrou um vento animal de sudoeste, com uns 40 nós na rajada... mas junto com ele vieram raios e muita chuva .... acabei indo pra Ilhabela na WSB resolver algumas paradas, acabei indo no Vila e vi uma Riostar que devia ter uns 46 pés encalhada na ponta do Pindá ... sinistro ...
Na volta, por volta das 14:30, o vento já estava de leste e continuava a chover e cair raios ...

Deixo um filminho do Ben Wilson pra vcs

Abs
Frid



Como foi o feriado ...

Nesse feriado ficamos envolvidos na Semana de Vela de São Sebastião todos os dias.

No sábado e domingo, ficamos a espera do vento que não entrou.... mas na segunda feira tivemos uma ótima surpresa.... De manhà começou um vento sul, com muito sol, dando a impressã que seria aquele vento térmico do canal... mas as 11:30 ele parou e virou para nordeste... foi a chamada para voltarmos para o KitePoint, montarmos a raia e esperar ele dar uma apertada.

Pena que os velejadores não acreditaram nisso e dos 18 inscritos, só 6 correram o campeonato.
Foram 2 baterias com ventos de 15 nós, que empolgaram a galera que estava na raia, quem ficou na praia e a galera voltando das raias das outras classes...

E eu fiquei tão cansado que não consegui postar nada ontem , então escrevo hoje debaixco de um sudoeste que entoru do nada quebrando tudo ....

Abs
Frid

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Feriado REGATA DA SEMANA DE VELA DE SÃO SEBASTIÃO

Tá todo mundo convidado pras regatas de kites da Semana !! Venham, tragam a familia e vamos fazer uma mega confraternização.
Inscrição = sua presença
Premiação = troféus

Sábado a abertura será no Porto Grande Hotel e lá mesmo a CR de kite definirá o local das regatas no dia. Pela previsão podemos faze-las em Barequeçaba no sábado!

Abs
Frid

Quinta de nordestinho no almoço

Na hora do almoço apertou um nordestinho por aqui e aproveitei para dar um treino com a prancha de regata. Tava mais ou menos, mas pra modalidade estava ótimo. Foram 40 minutos até ele começar a diminuir .... das outras vezes fui teimoso e fiquei na água.... acabei tendo dificuldades.. dessa vez voltei antes disso!!

Agora, enquanto escrevo pra vcs, às 16:20, começou um vento sul ... vai entender ...

Abs
Frid

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Agora sim - QUARTA SUL COM SOL ANIMAL!!

Acabamos fazendo uma queda na hora do almoço no Porto Grande, com ventos de 20 nós de sul. Na água eu, Jacaré, Rogério e Júlio. Ficamos zanzando pelo canal, indo e vindo até a Ilhabela, com final aqui no KitePoint. Nada mal para um dia sem previsão!!

Abs
Frid

Quarta amanece com vento sul

Hoje cedinho entrou um vento sul e estamos indo checar as condições.
Será que é dia de sul com sol ?
Aguardem os novos posts....

Segue mais um filminho do Ruben Lenten inacreditável ....

Abs
Frid


terça-feira, 1 de setembro de 2009

Semana de Vela de São Sebastião

Nesse feriado vai rolar a Semana de Vela aqui e o Kitesurf foi convidado novamente. Quem vier pro litoral, faça sua inscrição e venha participar!! Segue o link


http://www.kitesurfmania.com.br/ksm/events/view.asp?id=1847


Abs
Frid